quarta-feira, 13 de abril de 2011

Viver Bem é Viver com Saúde

O Ministério da Saúde assinou na última quinta-feira ( 7 ), um termo de compromisso com a associações que representam os produtos de alimentos processados. Esta ação tem como finalidade diminuir o sódio em 16 categorias de produtos.

A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) recomenda o consumo máximo de menos de 5 gramas de sal diário por pessoa e o governo federal visando atender a recomendação fechou este acordo com a indústria alimentícia.

Conforme os dados levantados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) entre 2002/2003, somente nos domicílios brasileiros o consumo de sal foi de 9,6 gramas por pessoa, ou seja, quase o dobro do recomendado pela OMS.

Dentre os esforços em conjunto com a Anvisa, o ministro da saúde, Alexandra Padilha, comprometeu-se em desenvolver o Plano Nacional de Redução de Consumo de Sal com a finalidade de monitorar o teor de sódio processado nos alimentos.

ABRAS

O ministro da saúde fechou um acordo com a Associação Brasileira de Supermercados ( ABRAS ) e com Anvisa, com a intenção de criar um grupo de trabalho com a finalidade de definir ações de proteção a saúde e para promoção de estilo de vida saudáveis.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

Nenhum comentário:

Postar um comentário