quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo Ministro da Saúde e os desafios do governo Dilma

O Governo de Dilma Roussef mostra um novo contexto na forma de gestão do presidente e perfil dos comandantes de seus ministérios. Exemplificamos a pasta do Ministério da Saúde aonde podemos analisar o perfil do novo ministro e os desafios que encontra-rá a frente desta pasta.

Currículo:

*Vitae
Alexandre Padilha;
Médico Infectologista formado pela UNICAMP.

*Político
Membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores ( PT ) de São Paulo entre 1991 e 1993;
Membro da Coordenação Nacional das campanhas de Lula de 1989 e 1994;
Subchefe de Assuntos Federativos do Tribunal de Contas da União - TCU;
Ministro da Saúde.

Percebemos que o novo Ministro da Saúde possui bagagem e competência para assumir os desafios que a gestão de Dilma irá enfrentar.

Iniciamos nossa analise pelo desafio do PSF e Atenção Básica, por se tratar de um modelo pensado em 1994, buscando substituir no modelo focado do atendimento hospitalar, baseado no gasto maior com a  prevenção e cuidados com a saúde. A estrutura é formada por uma equipe composta de médico, enfermeira, auxiliar, dentista e agente comunitário. Analisando os dados do IBGE, este programa superou a cobertura de 50% da população brasileira, ou seja, cerca de 96,5 milhões de pessoas. Um dos entraves para o avanço do PSF é a formação do médico generalista, cuja as faculdades de medicina não tem dado a devida atenção e tem causado dificuldade na montagem de equipes de PSF.

* Obs: temos continuação....

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

Nenhum comentário:

Postar um comentário