segunda-feira, 28 de março de 2011

Lançada Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Com a finalidade de alertar a população, o ministério da saúde lançou no última dia 24 de março a campanha do dia mundial de luta contra a turbeculose. A campanha que traz a mensagem: " Tosse por mais de três semanas é turbeculose. Procure uma unidade de saúde ", tem como finalidade alertar a população de detectar precocemente a doença.

Esta campanha ainda traz um manterial indédito para os profissionais da saúde que atuam na saúde penintenciária. Tem aumentado os casos de turbeculose dentro do sistema penintenciário. A meta do ministro da saúde, Alexandre Padilha, também é diminuir este índice. No nosso país existem quase meio milhão de pessoas encarceradas tendo como as principais doenças a turbeculose e o HIV.

BRASIL REDUZ CASOS NOVOS DE TURBECULOSE

Na contra-mão do lançamento desta campanha, o país apresentou índices de melhora no que tange a reduzação de novos casos da turbeculose. Dados entre 2008 e 2010 do ministério da saúde estimam a redução de 73.673 para 70.601 o que representa a menos quase 3 mil novos casos.

A turbeculose vem sendo a 1ª causa de óbitos entre os pacientes com aids e a 3ª em geral conforme dados divulgados pelo ministério da saúde através da secretaria de vigilância em saúde.

A intenção do governo ao lançar o material de campanha é justamente detectar precocemente a doença para combatê-la pois conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde ( OMS ) é de 85% a meta a ser atingida pela Secretaria de Vigilância em Saúde no Programa Nacional de Controle a Turbeculose ( PNCT ) visto que em 2008 o nosso país atingiu 73%.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

Nenhum comentário:

Postar um comentário