quinta-feira, 31 de março de 2011

10 mitos sobre a dengue

1 - Qualquer picada do mosquito da dengue transmite a doença ?

R= Para transmitir o vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti precisa estar contaminado. E nem todos os que circulam estão.

2- Quem toma vitamina B não é picado ?

R= O método não é eficaz. A ingestão de vitamina B pode fazer com que a pessoa elimine moléculas que evitam um pouco a picada, mas o efeito gerado não tem o poder de afastar totalmente o mosquito.

3 - Aplicar repelentes no corpo impede picadas do Aedes aegypti ?

R= Repelentes são importantes durante epidemias, principalmente quando usados nas partes inferiores do corpo. O método não é totalmente eficaz devido a fatores como suor e a durabilidade do produto.

4 - O mosquito não chega até andares altos ?

R= Eventualmente, andares mais baixos podem ter mais criadouros porque o mosquito pode chegar naquela casa com mais rapidez. Mas o mosquito pode se espalhar pelas escadas e pelo elevador e chegar a andares mais altos.

5 - Secar reservatórios é uma boa medida para combater a dengue ?

R= Secar reservatórios não acaba com os ovos do mosquito, que na maioria dos casos sobrevivem por três meses sem água. Após secar reservatórios e vasos, é importante colocá-los em locais onde nunca mais caia água ou enchê-los com terra.

6 - O mosquito Aedes aegypti pica mais nas pernas ?

R= O mosquito voa a até 50 cm de altura e se orienta por moléculas do organismo que ficam junto ao chão por serem mais pesadas que o ar. Isso não significa que ele só vá picar nas pernas – a pessoa pode estar deitada, por exemplo.

7 - Ar-condicionado e ventiladores são eficazes contra o mosquito ?

R = Temperaturas abaixo de 20°C podem deixar o mosquito mais “quieto”. Mas a medida não é eficaz porque o ar pode não cobrir todo o ambiente de forma uniforme. O ventilador também não espanta o mosquito o tempo todo.

8 - As larvas se desenvolvem principalmente em água limpa ?

R= O mosquito prefere água de aparência limpa: transparente e sem mau cheiro. No entanto, para combater a doença, é importante acabar com qualquer recipiente que acumule água, seja suja ou limpa.

9 - O risco de gravidade da doença aumenta quanto mais vezes se contrai dengue ?

R= Há uma tendência de um caso ser mais grave quando a pessoa já teve dengue antes, mas isso não é completamente comprovado, nem é igual para todos. Há casos de manifestações graves da doença e de mortes na primeira infecção.

10 - A dengue é uma doença leve ?

R= Como tem um espectro muito grande de sintomas, algumas pessoas acham que a doença pode se resumir a sintomas como febre e dores no corpo. A dengue, no entanto, pode se desenvolver de formas graves e levar à morte.

Rio de Janeiro apresenta municípios com epidemia de dengue

A secretaria estadual de saúde do governo do Rio de Janeiro confirmou nesta quinta-feira a morte de 23 pessoas por motivos da dengue. No estado dados mostram epidemia em 10 municípios.

Até o momento, foram notificados 31.412 casos de dengue, segundo dados da secretaria de saúde.

Na capital as notificações do ano atual já apresentam índices maiores do que os anos de 2010 e 2009. Como ação de prevenção, a prefeitura já montou 13 novos centros de hidratação para combater o avanço da dengue na capital fluminense.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

segunda-feira, 28 de março de 2011

Lançada Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Com a finalidade de alertar a população, o ministério da saúde lançou no última dia 24 de março a campanha do dia mundial de luta contra a turbeculose. A campanha que traz a mensagem: " Tosse por mais de três semanas é turbeculose. Procure uma unidade de saúde ", tem como finalidade alertar a população de detectar precocemente a doença.

Esta campanha ainda traz um manterial indédito para os profissionais da saúde que atuam na saúde penintenciária. Tem aumentado os casos de turbeculose dentro do sistema penintenciário. A meta do ministro da saúde, Alexandre Padilha, também é diminuir este índice. No nosso país existem quase meio milhão de pessoas encarceradas tendo como as principais doenças a turbeculose e o HIV.

BRASIL REDUZ CASOS NOVOS DE TURBECULOSE

Na contra-mão do lançamento desta campanha, o país apresentou índices de melhora no que tange a reduzação de novos casos da turbeculose. Dados entre 2008 e 2010 do ministério da saúde estimam a redução de 73.673 para 70.601 o que representa a menos quase 3 mil novos casos.

A turbeculose vem sendo a 1ª causa de óbitos entre os pacientes com aids e a 3ª em geral conforme dados divulgados pelo ministério da saúde através da secretaria de vigilância em saúde.

A intenção do governo ao lançar o material de campanha é justamente detectar precocemente a doença para combatê-la pois conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde ( OMS ) é de 85% a meta a ser atingida pela Secretaria de Vigilância em Saúde no Programa Nacional de Controle a Turbeculose ( PNCT ) visto que em 2008 o nosso país atingiu 73%.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

Frase e Pensamento

" O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderadas e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir a falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vem de viver por conta pública".

Marcus Tullius Cícero - Roma - 55 a.C.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Em março está acontecendo palestras no CRAS do Jequiézinho

Neste mês de março a prefeitura municipal de Jequié através da secretaria de desenvolvimento social e o CDRJ palestras referente a " Campanha Previna-se ".

Este encontro terá como palestrantes a enfermeira Sheyla Meira, a nutricionista Neuza Hartunj e a psicológa Denise Souza Barros.

INICIATIVA

Uma pesquisa realizada no ano de 2006 aponta que cerca de 2 milhões de pessoas detém uma doença renal crônica e 60% não sabem disso, por isso a necessidade destas iniciativas de campanhas para prevenção.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

quarta-feira, 23 de março de 2011

Governo Federal investe em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero

O governo de Dilma Roussef ao longo dos quatros anos investirá R$ 4,5 bilhões em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero. Umas das metas de todo este investimento é a ampliação com qualidade na oferta de rastreamento do câncer de mama.

A presidente Dilma Roussef citou sua própria experiência de vida como exemplo. Quando teve câncer e foi detectado logo no início.

O recurso a ser aplicado pelo governo federal até 2014 fazem parte da Política Nacional de Atenção Oncológica. É prioridade do governo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama e cólo de útero.

Os dados retirados do Sistema Nacional de Informação sobre a Mortalidade indicam que 4.873 mulheres morreram devido a doença em 2008.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié