quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

www.SAUDENAOTEMPRECO.com.br

Farmácia Popular

O programa da Farmácia Popular foi criada no ano de 2004 como forma da popular ter mais uma forma de ter acesso aos medicamentos fornecidos dentro do Sistema Único de Saúde ( SUS ).

Com os resultados e o crescimento do programa em 2006 alcançou a rede privada com a criação do " aqui tem farmácia popular " aumentando a capilaridade de acesso do sistema aos usuários.

Acesse para saber mais: www.SAUDENAOTEMPRECO.com.br

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde Eleito Presidente do CNS

O Conselho Nacional de Saúde - CNS é a principal instância do Controle Social do Sistema Único de Saúde - SUS - elegendo para sua diretoria representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço.

O nosso ministro da saúde, Alexandre Padilha, foi eleito na última eleição como presidente do CNS.

Conforme dito pelo ministro o acesso à rede pública de saúde será sua prioridade na gestão frente ao ministério da saúde.

PASSADO

O CNS tem eleições para assumir sua mesa diretora desde 2007. Anteriormente a 2007, o ministro da saúde assumia automaticamente a presidência do CNS.

A eleição foi realizada na quarta-feira, dia 16. Quem está deixando o cargo é Francisco Batista Júnior, sendo o primeiro presidente eleito e estando quatros anos a frente da entidade.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ouvidoria SUS - Jequié - BA

Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Jequié  / BA

Canais de informação:

08002843800

Atendimento Presencial

E-mail: ouvidoriasusjequie@yahoo.com

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Surgimento do SIOPS - Sistema de Informação sobre Orçamento Público da Saúde

Desde a sua criação, o SUS enfrenta problemas de financiamento para suas ações e serviços públicos em saúde.

Podemos visar dois problemas a serem enfrentados que seria a nossa necessidade de ampliarmos a receita destinado a saúde e estabilizarmos o financiamento para não pararmos com as ações, serviços e investimentos.

Na sua criação pela CF 1988, ficaram responsável por financiar o SUS a União, Distrito Federal, Estados e Municípios. No mesmo projeto foi idealizado a OSS - Orçamento da Seguridade Social. Em 1993 foi instalada uma crise no corte dos repasses arrecadados. Com isso as dificuldade de financiamento foram repassadas ao Ministério da Saúde. Tomaram como solução imediata empréstimo junto ao FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Buscando soluções provisórias e permanente, foi criado a CPMF ( tributo já extinto ) e projetos de emenda constitucional sobre o tema. Neste contexto surgiu a EC29, lançando recursos para ações e serviços público em saúde nas três esferas governamentais.

Ficou assim:

Governo Federal - obrigação de repassar conforme correção da variação do produto interno bruto - PIB.

Estado e Distrito - O minimo a ser aplicado 12% de sua receita em saúde.

Município - O minimo a ser aplicado 15% de sua receita em saúde.

Preocupados com a forma de visualizar os investimentos feito em saúde, o ministério da saúde mais o conselho nacional de saúde - CNS, a partir de 1999 o Sistema de Informação Sobre Orçamento da Saúde com a finalidade de coletar, armazenar, processar e divulgar dados sobre a despesa e receita da saúde nas três esferas federais.

Silvano de Almeida
Coordenador
Fundo Municipal de Saúde de Jequié

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Defenda essa bandeira

Defenda essa bandeira...

Boa sugestão, afixar mantra do padilhando ( Twitter de Alexandre Padilha - http://twitter.com/#!/padilhando ) nas Unidades de Saúde: " Acesso e Acolhimento com Qualidade em Tempo Adequado "